domingo, abril 18, 2010

JSD EM ACÇÃO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL (II)




O deputado da JSD Tiago Alves participou mais uma vez enquanto deputado na Ass. Municipal do Barreiro, em substituição da Sara Seruca, no passado dia 16 de Abril.

Numa sessão morna, em que o principal ponto da ordem de trabalhos era a aprovação do Relatorio e Contas dos TCB, o deputado Tiago Alves colocou as seguintes questões ao presidente da CMB:

1. Em relação às receitas dos TCB, questionou o modelo de negócio da publicidade nos autocarros, o porquê da fraca execução orçamental desta receita (cerca de 9%) quando, nos valores do mesmo relatório, eram evidenciados o crescimento dos passageiros e dos serviços de aluguer. Respondeu o sr. Presidente da CMB que concordava, que o modelo iria ser revisto e que a receita deveria, de facto, contribuir mais para o Orçamento dos TCB;

2. Em relação aos Passivos, o porquê do financiamento com dívida de curto prazo de compra de imobilizado, tendo o deputado do PCP Rui Ferrugem respondido que 'a verba já tinha entrado, e dizia respeito a uma transferência do Instituto de Mobilidade Transportes Terrestres, que ali não iria aparecer este ano devido ao princípio da especialização dos exercícios, mas que deveria'.

O nosso deputado não se ficou e questionou o porquê de 'não se utilizar então os acréscimos de proveitos, mecanismos previsto pelo enunciado princípio', que 'permitiria a todos os deputados municipais deter toda a informação relevante em relação aos mapas'. 'Estes mapas não reflectem de forma adequada a informação então!', rematou.

3. Por último, questionou sobre o baixo coeficiente de utilização (cerca de 30%) dos TCB, correspondentes a uma oferta de mais de 270 lugares-km para uma procura de pouco mais de 80 lugares-km. Quando perguntou se aquele valor era bom ou mau, em comparação com redes de transportes comparáveis com os TCB, respondeu o deputado Joaquim Matias que a média anda à volta dos 25-28%. O líder de bancada do PS, João Pintassilgo, disse que 50% era o mínimo.....

Há que estudar! Há que estar preparado. Há que intervir!

Ver também:

Sem comentários: