quinta-feira, abril 15, 2010

PROPOSTA JSD II: REDE DE CARREIRAS DA NOITE TCB



Eis o texto apresentado pela JSD por intermédio do deputado Tiago Alves e aprovado pela Assembleia Municipal:


RECOMENDAÇÃO

CRIAÇÃO DE REDE DE CARREIRAS DA NOITE DOS TCB


Os Transportes Colectivos do Barreiro prestam um serviço de relevo à população. Os jovens são uma das partes mais interessadas em que os TCB correspondam às expectativas e possam apresentar-se como meio de transporte seguro, fiável e suficientemente abrangente para os levar à escola, aos locais de trabalho ou de lazer.

Uma das oportunidades de melhoria prende-se com a adaptação das carreiras dos TCB à realidade nocturna do concelho, realçando a necessidade da existência de uma REDE DE CARREIRAS DA NOITE, que poderá inspirar-se no modelo da ‘Rede da Madrugada’ da Carris.


A criação de uma Rede de Carreiras da Noite nos TCB poderá melhorar o serviço em todos os dias da semana, de acordo com as seguintes linhas orientadoras, cujo estudo se propõe:

1. Adequação à mobilidade nocturna dos barreirenses e à procura de transportes:
Diferenciação entre as sextas, sábados face aos restantes dias, no período nocturno; alargamento da hora máxima de carreiras no Terminal e no centro da cidade, privilegiando os centros de actividade nocturna (e.g. Av.Praia, Parque, Barreiro Velho);

2. Criação de percursos mais longos, com várias áreas servidas por um mesmo autocarro:
Definição das áreas focais de actividade nocturna e criação de percursos mais longos e geograficamente abrangentes, que não deixem de fora, a partir de determinada hora, nenhuma das principais áreas de residência concelhia (e.g. Fidalguinhos). Este racional poderá permitir, através da fusão dos percursos diurnos, manter ou mesmo reduzir o número médio de veículos a circular, diminuindo o ‘custo por serviço prestado’;

3. Reforço da Segurança dos utentes, com introdução do conceito da Linha Azul no período nocturno:
Um conjunto de carreiras mais adaptadas à procura proporciona maior segurança, podendo contribuir para uma maior actividade nocturna dos jovens e dos barreirenses em geral. A adaptação do conceito da Linha Azul (possibilidade de paragem junto ao destino) durante o período nocturno, nas áreas de residência, introduz claro valor sem criar constrangimentos de maior.

Considerando as vantagens potenciais que poderão advir desta reorganização, com especial enfoque para os jovens, e tendo a motivação de continuar de forma atempada a dotar os TCB de mecanismos para prestar o melhor serviço possível, a Assembleia Municipal, reunida no dia 08 de Abril de 2010,

- Recomenda à CMB a reflexão e o estudo, tendo em conta as linhas orientadoras definidas, sobre as zonas focais de residência com procura de transporte no período nocturno e nas zonas de maior actividade no mesmo período, de modo a aferir da adequação das actuais carreiras, horários e percursos.

Sem comentários: