domingo, abril 25, 2010

DE QUEM É ESTA ESTÁTUA?


No passado dia 24 de Abril de manhã, a JSD esteve junto ao Mercado 1º Maio a questionar a população sobre a figura representada na estátua. A resposta foi óbvia, e a concordância em relação à fraca homenagem que lhe estava a ser prestada também.

A adesão dos barreirenses foi muito superior a qualquer expectativa. Mais de duas centenas e meia de pessoas, de todas as idades, contactaram com os elementos da JSD e perto de quatro dezenas deixaram a sua opinião, depositando na ‘caixa de sugestões’ a sua frase de homenagem, as suas memórias, a sua história.

Mesmo que a CMB continue a ignorar a memória de Alfredo da Silva e a vontade do Barreiro, talvez por preconceitos ideológicos ainda presentes nos dias de hoje, a JSD não permitirá que a memória de uma das maiores figuras da história seja menosprezada.

1 comentário:

Anónimo disse...

O urbanismo e o desenho urbano, é sempre uma materialização das lógicas idiossincráticas dos regimes, sendo sempre um meio de intimidação das massas pela monumentalidade de algumas das suas operações. Nos tempos do "fascismo" a estátua de Alfredo da Silva dominava a imponência da praça, projectada para a sua consagração e elevando a sua superioridade. Com a dominação totalitária colectivista destemunícipio, a estátua desce do pedestal dominante para o nível do anónimo peão, misturando e neste caso, ocultando a memória do grande impulsionador da industrialização deste Pais, segundo uma numa lógica de abolição de classes, contraria a qualquer menção de um humanismo personalista.