sexta-feira, outubro 09, 2009

NOVAS IDEIAS! - NOVA LIGAÇÃO BARREIRO-SEIXAL


A JSD quer colocar na agenda o estudo e PROJECÇÃO DA NOVA LIGAÇÃO BARREIRO-SEIXAL, integrado no já iniciado projecto de construção da primeira ponte. É provavelmente o maior paradoxo da mobilidade nacional o facto de o Barreiro estar a 200m do Seixal e ser preciso percorrer mais de 20km para contornar a ribeira de Coina.

Pese a construção da primeira ponte, as necessidades de ligação aumentarão com a reestruturação das vias prevista com a construção da TTT e a reestruturação dos terrenos da Siderurgia Nacional, sendo o projecto da segunda ponte Barreiro-Seixal a antecipação de uma clara necessidade futura, que não será satisfeita com uma única ponte e que deverá ser pensada hoje.
O Barreiro não pode ser um cotovelo (fracos acessos, encurralado na ribeira) – a sua descotovelização só pode ser efectuada com melhores acessos e um papel de maior destaque no arco ribeirinho.

- Mobilidade aos jovens do Barreiro e Interligação entre concelhos – alternativa de acesso a Lisboa melhorada, melhor acesso às faculdades e praias da Caparica, e aos concelhos de Almada e Seixal no geral; criação de novos destinos empresariais ou de lazer em ambos os lados da ribeira de Coina;

- Barreiro como local de chegada e não só de partida – a ponte une os dois lados, criando condições para os almadenses, seixalenses e até mesmo os lisboetas reconhecerem o Barreiro como alternativa de lazer diurno e nocturno e até mesmo laboral;

- Antecipação de uma necessidade futura – projectar e criar já as condições para a concretização futura do projecto (e.g. protecção de corredores, infra estruturas de apoio) – Não faz sentido esperar pela segunda ponte as mesmas duas décadas que ainda se espera pela primeira.

1 comentário:

Marco Rodrigues disse...

Investe-se em certas coisas que não são de todo urgentes e deixam-se projectos como este para 2º lugar! Esta ligação já devia ser para ontem e não para amanhã! O Barreiro necessita de investimento nas acessibilidades e não só, na minha opinião, esta ligação já devia estar concluída há muito! Ao menos quando vier, que venha juntamente com o metro sul do tejo, aí então, irá dinamizar ainda mais o Barreiro! As pessoas irão conseguir chegar a Almada muito mais rápidamente do que aquilo que acontece por agora! O distrito só tem a ganhar, não só o Barreiro!