sexta-feira, outubro 09, 2009

Novas Ideias! - PROJECTO DOCAS DO BARREIRO



A JSD quer a definição de uma estratégia a médio prazo para criação das ‘DOCAS DO BARREIRO’, uma linha ribeirinha de Bares e Restaurantes que permita a reabilitação, preservação e rentabilização do eixo Alburrica-Naval e Av. Praia.
O projecto poderá o envolver a definição de espaços a concessionar a empresários, que deverão desenvolver o seu negócio no âmbito de um plano integrado de reorganização e exploração do espaço. O objectivo será criar um local âncora de lazer para os barreirenses e populações limítrofes, de condições excepcionais, com amplo benefício económico e social para o concelho, que veria reforçada a sua atractividade interna e externa.
Vantagens:
- Criação de condições para uma efectiva e sustentável regeneração e aproveitamento da frente ribeirinha, com a planificação e concessão para exploração comercial a ser a melhor garantia que, no interesse dos empresários e dos barreirenses, o espaço ganhará atractividade e dinamismo;

- Alternativa para os jovens do concelho na diversão nocturna e local de excelência para os dias de Verão, invertendo a dinâmica de saída dos jovens e o conceito de cidade-dormitório, criando bases para um ‘Barreiro com Vida’. Capacidade adicional de atrair jovens de concelhos limítrofes (Almada, Seixal, Moita e mesmo Lisboa);

- Dinamização da economia local com o estabelecimento de um espaço âncora de restauração e lazer, criador de emprego e riqueza local;

- Redução de custos para a CMB com os concessionários a poderem assegurar a limpeza de parte do espaço público, pela rega dos espaços verdes, etc, em contrato negociado.

NOVAS IDEIAS! - NOVA LIGAÇÃO BARREIRO-SEIXAL


A JSD quer colocar na agenda o estudo e PROJECÇÃO DA NOVA LIGAÇÃO BARREIRO-SEIXAL, integrado no já iniciado projecto de construção da primeira ponte. É provavelmente o maior paradoxo da mobilidade nacional o facto de o Barreiro estar a 200m do Seixal e ser preciso percorrer mais de 20km para contornar a ribeira de Coina.

Pese a construção da primeira ponte, as necessidades de ligação aumentarão com a reestruturação das vias prevista com a construção da TTT e a reestruturação dos terrenos da Siderurgia Nacional, sendo o projecto da segunda ponte Barreiro-Seixal a antecipação de uma clara necessidade futura, que não será satisfeita com uma única ponte e que deverá ser pensada hoje.
O Barreiro não pode ser um cotovelo (fracos acessos, encurralado na ribeira) – a sua descotovelização só pode ser efectuada com melhores acessos e um papel de maior destaque no arco ribeirinho.

- Mobilidade aos jovens do Barreiro e Interligação entre concelhos – alternativa de acesso a Lisboa melhorada, melhor acesso às faculdades e praias da Caparica, e aos concelhos de Almada e Seixal no geral; criação de novos destinos empresariais ou de lazer em ambos os lados da ribeira de Coina;

- Barreiro como local de chegada e não só de partida – a ponte une os dois lados, criando condições para os almadenses, seixalenses e até mesmo os lisboetas reconhecerem o Barreiro como alternativa de lazer diurno e nocturno e até mesmo laboral;

- Antecipação de uma necessidade futura – projectar e criar já as condições para a concretização futura do projecto (e.g. protecção de corredores, infra estruturas de apoio) – Não faz sentido esperar pela segunda ponte as mesmas duas décadas que ainda se espera pela primeira.

quinta-feira, outubro 08, 2009

NOVAS CARAS

Mais NOVAS CARAS, candidatos da JSD Barreiro que vestem a camisola da juventude!


Lara Silva, 24 anos
é Nº3 na lista da JF Alto Seixalinho


É trabalhadora estudante e está a dar os primeiros passos enquanto empresária. Estuda na Faculdade de Letras e andou na Escola de Santo André. Está a ler o Príncipe, de Maquiavel.


Sívlia Ratão, 30 anos
é a nº 6 na lista da Assembleia Municipal


É assistente de bordo na TAP, tendo estudado na escola Alfredo da Silva e em Beja! Tem como hobby as danças sevilhanas, mas também gosta de fado.



Cátia Salgado, 23 anos

é a nº 9 na lista da Assembleia Municipal


É advogada estagiária, tendo estudado na Escola Secundária de Santo André e na Faculdade de Direito de Lisboa. Livros, só do Nicholas Sparks!

NOVAS IDEIAS! (II)

Mais NOVAS CARAS da JSD, para o Barreiro!


Estevão Paquete, 24 anos
é candidato JSD na lista da JF Alto Seixalinho

É estudante de Electrotécnica no Politécnico de Setúbal e trabalha em part time. Música é clássica e o livro, a Bíblia. É o desportista da JSD, tendo participado em diversas provas de atletismo.


Manuel Sousa, 29 anos
é candidato JSD na lista da JF Barreiro


Advogado, estudou na Universidade Moderna de Setúbal. É o nosso representante no Barreiro!



Telmo Costa, 22 anos

é candidato na lista do Lavradio

Estudou na Escola Álvaro Velho e é activista do Movimento Associativo, participando activamente na vida do Sporting Clube Lavradiense!

quarta-feira, outubro 07, 2009

NOVAS IDEIAS! - REDE DA MADRUGADA

A JSD Barreiro propõe NOVAS IDEIAS!




A JSD quer criar a REDE DA MADRUGADA DOS TCB, que funcione de forma similar à da Carris de Lisboa! Conseguiremos ter mais mobilidade e segurança, o que trará mais jovens à noite e facilitará o percurso de quem sai tarde do trabalho.

O objectivo não é apenas melhorar a oferta nos dias típicos de lazer nocturno (6f e Sáb.). O processo passaria pela eliminação das carreiras tradicionais diurnas a partir de determinada hora (ex. 22h) e a sua substituição por carreiras novas, com percursos e horários adaptados à realidade nocturna da cidade (e.g. barcos, zonas de diversão nocturna, principais zonas habitacionais).

Actualmente o último autocarro para os Fidalguinhos acaba à 1 da manhã, a Av. Praia não tem autocarros a partir das duas e não há um autocarro para quem vem no último barco! Não faz sentido! Vamos propor a ligação entre as principais zonas de actividade nocturna (Av.Praia, Barreiro Velho, Av. Alfredo da Silva, Terminal) às principais zonas residenciais.

Propomos autocarros mais directos e com percursos mais longos ao invés de muitas paragens divididas por várias carreiras (ex. o autocarro que vai aos Casquilhos pode continuar até Santo António, o autocarro do Lavradio pode chegar aos Fidalguinhos).

NOVAS IDEIAS! - CARTÃO JOVEM MUNICIPAL

A JSD apresenta NOVAS IDEIAS para o Barreiro!



A JSD apresentou ainda como nova ideia a criação do CARTÃO JOVEM MUNICIPAL, propondo a adesão por parte da CMB ao ‘Cartão Jovem Municipal’, uma modalidade do Cartão Jovem Nacional a que os Municípios se podem juntar.

Além dos descontos habituais a nível nacional e europeu (turismo, desporto, ocupação de tempos livres, tecnologias de informação), a componente municipal proporciona descontos em equipamentos locais públicos (desportivos, culturais, mobilidade) e privadas, podendo a CMB estabelecer parcerias com empresas locais de modo a incluí-las na rede do Cartão.

Esta proposta poderá ainda dinamizar do Comércio Local, com a CMB a publicitar amplamente as empresas aderentes, além de proactivamente oferecer aos comerciantes a possibilidade de aderirem à rede do Cartão, incentivando-os a realizar uma fundamentada análise de custo-benefício e a monitorizar os resultados. Vai haver um aumento da atractividade de lojas locais, nomeadamente as do Fórum Barreiro, Av. Alfredo Silva, Cafés, Papelarias.

Mais vantagens para os jovens é essencial para reter os jovens no concelho. Almada, Sesimbra e Setúbal já têm e o Seixal vai aderir ao Cartão Jovem Municipal! Porque é que nós não temos?

terça-feira, outubro 06, 2009

NOVAS CARAS!

Mais NOVAS CARAS, com NOVAS IDEIAS. Eis os nossos candidatos!


Tiago Alves, 23 anos
é Nº5 na lista da Assembleia Municipal


Trabalha em consultoria, estudou na Escola Secundária Augusto Cabrita e tirou Gestão na NOVA. Não sai de casa sem um cd dos Muse no carro.


Tânia Soares, 18 anos

é a nº 6 na lista da JF Alto Seixalinho


É estudante de Psicologia na Universidade de Lisboa, e estudou na Escola Alfredo da Silva. A sua playlist conta sempre com Linkin Park

NOVAS CARAS! (II)

A JSD Barreiro está activa nas Eleições Autárquicas, com NOVAS CARAS e NOVAS IDEIAS. Eis os nossos candidatos!


Andreia Ramos, 26 anos
é candidata a Presidente da JF Palhais


É consultora financeira, estudou na Escola Secundária Santo André e no ISEG. Gosta dos livros do Nicholas Sparks e de todo o género de música, do regaae ao fado.


Hugo Cruz, 29 anos
é o nº 2 à Assembleia Municipal

É bancário, estudou na Escola Secundária Augusto Cabrita e no ISEG. Para ele música é Nirvana e Metallica.

segunda-feira, outubro 05, 2009

NOVAS CARAS, NOVAS IDEIAS



A JSD Barreiro apresenta o seu mote para estas Autárquicas!
Estamos ACTIVOS!

domingo, outubro 04, 2009

PROPOSTAS PARA MUDAR! (II)



PSD QUER UMA AGÊNCIA LOCAL DE INVESTIMENTO

Com a criação da Agência Local para o Investimento do Barreiro, o PSD espera em primeiro lugar inverter a tendência de decréscimo do emprego no concelho. Em paralelo, a Agência permitirá o acolhimento e desenvolvimento de novos projectos (incubadora de empresas) assim como o apoio à internacionalização das empresas locais. Não há emprego sem empresas.

É esperada a também a eventual gestão e construção de novas áreas de acolhimento empresarial, assim como a promoção de parcerias com agentes privados e instituições relevantes para o desenvolvimento local, como o caso do Instituto Politécnico de Setúbal. Mais informação aqui.


PSD QUER CRIAR CALL CENTRE DE SAÚDE

Este serviço é inovador em termos de fornecimento de informação de disponibilidade de saúde em todo o concelho. Com esta plataforma conta-se que o acesso a saúde aumente em paralelo com a informação sobre os diversos prestadores.

A eliminação das barreiras arquitectónicas tornarão o Barreiro numa cidade acessível e bem assim, socialmente coesa e solidária com as minorias e as gerações de cidadãos mais idosos, eliminando a exclusão social a que estão sujeitos pela sua condição. Mais informação aqui.

DEBATE NO JORNAL DO BARREIRO


O Jornal do Barreiro vai promover na próxima quarta-feira, dia 7 de Outubro, um debate com todos os candidatos à presidência da Câmara do Barreiro. Esta iniciativa encontra-se agendada para o auditório da Biblioteca Municipal e tem o seu início previsto para as 21 horas.

sábado, outubro 03, 2009

A ONDA LARANJA



"Quando percorro as ruas do Barreiro, a minha cidade, encontro sempre uma nova razão para fazer uma proposta"

Nuno Banza

Decorreu num ambiente de festa o Jantar de Apresentação dos Candidatos do PSD Barreiro, anteontem no Restaurante Acordeon. Contando com a presença de Pedros Passos Coelho, de vários candidatos autárquicos do distrito, do presidente da JSD Distrital, Miguel Martins, e perante uma plateia de cerca de 300 pessoas, Nuno Banza apresentou a equipa com que vai a votos no dia 11 de Outubro.

Além das apresentações e dos discursos da praxe, Nuno Banza falou das suas motivações para se candidatar e das expectativas face aos resultados. Apresentou as principais bandeiras do PSD para estas eleições e enalteceu o espírito com que tem decorrido a campanha. Percorreu algumas das principais medidas dos vereadores do PSD eleitos no Barreiro nos últimos anos e apelou ao voto no seu programa, no seu projecto, nas suas pessoas.

Foi uma autêntica Onda Laranja que ontem se viu no Acordeon. Motivada e com força para o combate autárquico. Vamos em frente!

sexta-feira, outubro 02, 2009

PROPOSTAS PARA MUDAR!



PSD PROPÔE CRIAÇÃO DA FUNDAÇÃO 'CIDADE DO BARREIRO'

Com a constituição da Fundação, o PSD Barreiro espera, à semelhança do que acontece com muitas outras situações similares, que o património do Concelho possa ser perpetuado, ao mesmo tempo que os valores culturais e artísticos que são hoje já muito valiosos, possam tornar-se referências nacionais e internacionais. Mais informação aqui.


PSD QUER FAZER DO BARREIRO UMA CIDADE ACESSÍVEL

O PSD quer definir uma abordagem integrada à plena acessibilidade de cidadãos com necessidades especiais e/ou mobilidade reduzida, dando cumprimento às medidas preconizadas no Plano Nacional de Promoção da Acessibilidade que competem às autarquias, em vigor desde Janeiro de 2007.

A eliminação das barreiras arquitectónicas tornarão o Barreiro numa cidade acessível e bem assim, socialmente coesa e solidária com as minorias e as gerações de cidadãos mais idosos, eliminando a exclusão social a que estão sujeitos pela sua condição. Mais informação aqui.