domingo, abril 26, 2009

ELEIÇÕES

Dia 4 de Maio, a partir das 21h, tem início o Plenário Eleitoral da JSD Barreiro, com a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Eleição da Comissão Política de Secção do Barreiro da JSD
2 – Informações;
3 – Apresentação de contas do ano 2008;
4 – Eleições Autárquicas;
5 – Análise da Situação Política Concelhia e Nacional.

sábado, abril 25, 2009

INOVAÇÃO

Ainda está em aberto o prazo para candidaturas à quinta edição do Concurso Nacional de Inovação BES. Esta iniciativa tem o intuito de, mais uma vez, premiar e divulgar projectos de investigação, desenvolvimento e inovação em áreas específicas, que este ano incluem:

- Energias;

- Tecnologias da Saúde;

- Novos Materiais e Processos Industriais;

- Biotecnologia e Agro-industrial;

- Tecnologias de Informação e Serviços.

Mais uma iniciativa para a comunidade. A responsabilidade social não é o futuro, é o presente. Mais informação aqui.


quinta-feira, abril 23, 2009

SABER DIZER QUE NÃO

Os deputados do PS na Assembleia Municipal (AM) votaram contra a resolução deste órgão "que exigie que o Ministério da Saúde nomeie o Dr. Jorge Espírito Santo como representante da CMB no Conselho de Administração do Hospital Nossa Senhora do Rosário.”, aprovada na sexta depois das moções do 25 de Abril.

De relembrar que este processo de nomeação reflecte uma clara ingerência do Poder Central nas competência do Poder Local. Jorge Espírito Santo, médico de profissão, é deputado pelo PCP na AM e a sua nomeação como representante da CMB no Conselho de Administração do Hospital foi já votada há largos meses, tendo merecido nesse dia o voto favorável da bancada socialista, assim como de toda a Assembleia!

De facto, e embora compreenda a dificuldade em dizer que não ao aparelho e às indicações centrais do Ministério, não seria feio o PS Barreiro não dar o dito pelo não dito e defender algo votado por quem de direito, em vez de fazer fretes à hierarquia. Muitas vezes, como diria e bem o caríssimo André Batista, temos que saber dizer não.

terça-feira, abril 21, 2009

A LER


"Não há menos submissão sem menos Estado",
post do Tiago Alves, Presidente da JSD Barreiro, no site da Distrital.

segunda-feira, abril 20, 2009

JSD EM VISITA

A JSD Barreiro fez-se representar pelo Tiago Alves e pela Ana Rita na visita que o PSD Barreiro efectuou às novas instalações dos Bombeiros Voluntários de Sul e Sueste, na Quimiparque.

A visita, que contou com a presença de Nuno Banza, candidato à Presidência da CMB, permitiu perceber o clima de gestão corrente em que vive a corporação, sendo de registar a dificuldade na angariação de receitas. De denunciar, sobretudo, os prazos de pagamento praticados pelo Hospital do Barreiro pelos serviços prestados, a ausência de pagamento de entidades como a CMB no caso de simulacros ou do apoio prestado aquando de organizações desportivas.

Numa corporação composta maioritariamente por voluntários, foi-nos explicada a dificuldade em recrutar novos bombeiros, tendo o presidente da Corporação afirmado que "ser bombeiro já não é, hoje em dia, uma ambição da generalidade dos jovens".

Além disso, foi referida a complexa tarefa que é impor uma nova cultura de não subsídio ou donativo aos bombeiros mas sim de simples pagamento por serviços prestados, dos quais são exemplo os já referidos em simulacros ou eventos. A comitiva do PSD questionou o presidente da Corporação sobre os apoios recebidos, as perspectivas de profissionalização, tendo ainda sugerido algumas formas de rentabilização do espaço do Quartel.

domingo, abril 19, 2009

AS ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS E A UTILIDADE


A reunião de Assembleia Municipal (AM) de sexta feira foi uma excelente demonstração de como se pode gastar tempo e dinheiro sem qualquer tipo de utilidade. Numa reunião em que a ordem de trabalhos era interessante e incluía
  1. Apreciação de Informação escrita do Senhor Presidente da Câmara, acerca da actividade do município e da situação financeira do mesmo;

  2. Apreciação do inventário dos bens, do relatório de actividades e prestação de contas dos TCB (Transportes Colectivos do Barreiro);

  3. Apreciação da proposta da CMB de 1ª revisão ao orçamento e GOP (Grandes Opções de Plano) 2009,

foram apresentadas, desde as 21h e tal até cerca da meia noite, cerca de meia dezena de moções de glória ao 25 de Abril e ao primeiro de Maio, uma dúzia de moções de exaltação ao 25 de Abril e o primeiro de Maio e acho que foram 3 moções a congratular o 25 de Abril e o primeiro de Maio. Os números são redondos... mas eram precisas tantas?

Além destas, Humberto Candeias, deputado do Bloco, propôs com insistência a realização de uma sessão especial de AM comemorativa do 25 de Abril. Mesmo depois de vários outros deputados terem referido a existência de diversos outros compromissos e de alguém ter feito umas contas do género "€ 2.500 em senhas de presença para uma sessão sem aplicações práticas", o deputado insistiu, prolongando a discussão. No final, e após afastada a hipótese do pagamento, a moção foi rejeitada pela maioria comunista.

Depois de tudo isto, final de sessão (2ª feira há mais), sem sequer se entrar no período da ordem do dia. Assim sendo, foram gastos pelos contribuintes cerca de dois mil e quinhentos euros para fazer nada, para não discutir um único problema do concelho, para não decidir uma única coisa, para não conhecer, questionar ou informar ninguém de nada; uma AM de politiquisse pura, inútil e... chata.

sábado, abril 18, 2009

VOTAR É FÁCIL


"Captar o interesse dos jovens para a política é uma tarefa inglória, por culpa obviamente das práticas desta classe"
by Nelson Faria in Psicolaranja

É com esta bela frase que se introduz o tema do interesse pela política dos jovens. Não obstante, não é menos verdade que o acto formal de recenseamento, necessário para poder votar, é algo obsoleto no século XXI.

Além do recenseamente automático, aos jovens basta enviar uma mensagem para o 3838, indicando o número do BI e a data de nascimento para saberem onde podem votar. Mais informação
aqui.

sexta-feira, abril 17, 2009

ASSEMBLEIA MUNICIPAL


Hoje, pelas 21h, reúne a Assembleia Municipal do Barreiro no auditório da Biblioteca. O Executivo vai prestar contas relativamente a 2008, sendo ainda esperada a proposta de “1ª revisão ao orçamento e grandes opções do plano para 2009. Promete!

in Rostos

quinta-feira, abril 16, 2009

NUNOBANZA.NET


Está já online o site oficial do Nuno Banza, candidato do PSD Barreiro à Presidência da Câmara Municipal do Barreiro. A nossa campanha por uma mudança responsável pode agora ser acompanhada em NUNOBANZA.NET, onde além dos candidatos será apresentado o Programa Eleitoral do PSD e da JSD às Autárquicas.

Porque de ideias, sonhos e projectos se fará um Barreiro de Futuro.

A JSD está com o Nuno!

quarta-feira, abril 15, 2009

TORNEIOS TEMÁTICOS DE XADREZ


Mais uma vez, o Plano de Desenvolvimento de Xadrez (PDX) do Concelho do Barreiro vai organizar os Torneios Temáticos, este ano com a novidade de várias jornadas serem dedicadas aos finais. É já a décima edição desta iniciativa. O calendário pode ser consultado aqui.

segunda-feira, abril 13, 2009

QUIMIPARQUE - PARTICIPAR, MAS COM LIMITES


Depois da Sessão Pública de apresentação do estudo prévio do Plano de Urbanização da Quimiparque e Zona Envolvente, podem ser consultadas mais informações sobre o mesmo na exposição patente na Galeria Municipal de Arte.

A exposição, que inclui uma maqueta do território e painéis com textos explicativos e fotos, foi inaugurada no dia 6 de Abril. Não deixa de ser elucidativo do nível de participação apregoada que a mesma se mantenha em exibição apenas até dia 15 de Abril, ou seja, durante menos de 10 dias!
Participação sim, mas com claros limites horários.

sábado, abril 11, 2009

CONFERÊNCIA DA JSD DISTRITAL


A JSD Distrital de Setúbal organiza, no dia 21 de Abril, uma conferência sobre Empreendedorismo e Desemprego, contando com dois oradores de peso. É no dia 21 de Abril, terça feira, na Sede do PSD Seixal.

sexta-feira, abril 10, 2009

JÁ TEM O BARREIRO QUE QUER?


O PSD Barreiro iniciou na rua a sua pré campanha autárquica com a colocação de quatro outdoors onde apresenta o seu candidato, Nuno Banza, e questiona se os barreirenses já têm o Barreiro que querem.

A pergunta, muito diferente de umas que por ai andam em mupies amarelos, sugere um pequeno exercício de reflexão aos barreirenses. Um apelo à cidadania e à sistematização de todas aquelas pequenas conversas de café, onde dizemos que "talvez pudesse ser assim" ou que "por mim fazia-se era isto".

O PSD Barreiro iniciou a sua caminhada autárquica de uma forma positiva, rejeitando a guerrilha amarela e apresentando o seu grande mote: MUDAR COM RESPONSABILIDADE.

terça-feira, abril 07, 2009

IMPUTABILIDADE AOS 14 ANOS



A Distrital de Setúbal da JSD avança hoje, em comunicado, a sua proposta para a redução da idade de inimputabilidade de menores para 14 anos. Com esta medida, a JSD propõe uma nova abordagem perante a responsabilidade juvenil, recusando a ideia de que se trata de uma resposta conjuntural às recentes ondas de criminalidade.

Citando as estatísticas, que apontam um crescimento preocupante da delinquência juvenil, e as práticas internacionais (um jovem inglês, por exemplo, é imputável a partir dos 10 anos), a JSD aponta ainda o trabalho comunitário apropriado como uma alterantiva a ser utilizada sempre que possível.

Não é por acaso que a ideia nasce em Setúbal, o distrito com maior número de ocorrências por 10.000 alunos, segundo os dados mais recentes do programa Escola Segura, publicadas no Relatório Anual do MAI.

Uma medida para o país real. O comunicado pode ser lido na íntegra no site da Distrital.

segunda-feira, abril 06, 2009

PERIGO ELEITORALISTA

A JSD Barreiro vem por este meio alertar os barreirenses para o perigo eleitoralista que grassa pelo concelho.

Mupies amarelos, carregados com perguntas retóricas, vazias e que se destinam apenas a reforçar a política de terra queimada a que o PS já nos habituou quando está na Oposição.

Nem uma ideia, nem um tema novo, nem propriamente um tema. Apenas perguntas superficiais, totalmente latas e sem qualquer intenção de provocar debate é aquilo que o PS, neste início de pré campanha autárquica, apresenta aos barreirenses.