segunda-feira, janeiro 26, 2009

DOIS PARTIDOS, DOIS CAMINHOS

O PS e o PSD do Barreiro foram a votos sensivelmente na mesma altura. Ambos os partidos estão neste momento na Oposição e, em ano de Autárquicas, afinam a sua estratégia para demonstrar aos barreirenses que há alternativa ao PCP. E que caminham escolhem?

A capa do Notícias do Barreiro desta semana é elucidativa.

O PSD elegeu Olga Paredes, jovem militante, formada nos quadros da JSD, que aparece nesta capa confiante e sorridente, afigurando-se como o rosto de um Partido renovado, activo e enérgico. Unida a estrutura, reunidos rostos entretanto afastados, Olga lidera uma equipa pronta para apresentar novas ideias e surgir como uma lufada de ar fresco no panorama político barreirense.

O PS elegeu Amílcar Romano, actual Vereador da CMB, derrotado já em 2 eleições internas anteriores, "dinossauro político" do Barreiro, desgastado por acusações de desestabilizar o trabalho dos anteriores Presidentes do PS e gerador de inúmeros anti corpos dentro do próprio Partido; aparece nesta capa cansado e cinzentão, encarnando o PS do passado, incapaz de gerar novos rostos e novas alternativas para o Barreiro.

Mais do que uma escolha entre Partidos, é uma escolha entre rostos; é uma escolha entre o Passado e o Futuro, aquela que se afigura aos olhos do Barreiro descontente com a governação comunista.

Tiago Alves

sábado, janeiro 24, 2009

COMBATE AO DESEMPREGO JOVEM

A contratação por conta de outrem não é o único caminho possível!

A Distrital de Setúbal da JSD vai apresentar, segunda feira dia 26 às 10h, a sua proposta empreendedora contra o desemprego. Evidenciando os problemas já identificados - o ensino excessivamente teórico e virado para a "doutorice", incapaz de preparar futuros empresários, o défice estrutural de inovação e competitividade e a fraca atitude empreendedora nacional - a JSD apresenta soluções, tais como:

1. Incentivos Fiscais às empresas que se queiram implementar no distrito de Setúbal;
2. Sessões de formação empresarial, sobretudo relacionadas com as temáticas do planeamento, gestão, financiamento e “os primeiros 100 dias da Empresa”;
3. Criação de Concurso de jovens empreendedores e apoio à criação de Planos de Negócio com apresentações de ideias e planos de negócio como o exemplo do DNA Cascais no Município de Cascais;
4. Criação de incubadoras de empresas que facilitem os primeiros anos de vida a empresas criadas por jovens (e.g. rendas mais baixas, serviços partilhados, apoio legal);
5. Criação de base de dados que contenham empresas e jovens estudantes para criação de bolsa de estágios distrital;
6. Aposta em escolas de ensino técnico profissionalizante nas áreas de actividades estruturantes do distrito (cluster automóvel; turismo; agricultura; pecuária; pescas; vitivinícola; sectores sob alçada dos grandes projectos em vias e em curso como refinaria de Sines, porto de Sines e plataforma logística de Poceirão).

sexta-feira, janeiro 23, 2009

NOVA EQUIPA, RENOVADAS AMBIÇÕES

Desde o fim de semana passado que o PSD Barreiro tem uma nova Comissão Política liderada pela Olga Paredes. Constituída maioritariamente por mulheres e integrando um número esmagador de antigos membros da JSD Barreiro, a Olga vai liderar a equipa que enfrentará o exigente ano de 2009.

Com o objectivo de consolidar o PSD como a alternativa séria e credível ao Bloco Central de Esquerda* que vigora no Barreiro, partimos para esta nova etapa com renovadas ambições. A JSD Barreiro deseja um óptimo mandato à nova CPS, certa de que é com o mesmo espírito que iremos caminhar e vencer os desafios que se avizinham. É a hora!

*créditos ao Sousa Pereira pela designação.

terça-feira, janeiro 20, 2009

BLOG DISTRITAL


A Distrital de Setúbal da JSD já tem no ar o seu blog oficial. Contando com uma actividade constante e com escribas das várias secções, é o ponto de encontro do Universo JOTA distrital.

domingo, janeiro 11, 2009

O "ninho da corrupção"

"(...) responsabilizar civil e criminalmente a legião de funcionários que nos organismos intermédios do Estado têm destruído qualquer hipótese de este país ganhar dinâmica (...)"
"(...) [Procurar] a legião de incapazes que a coberto das CCDR, das REN, das DGTODU, de todos esses organismos, emperra, adia, ignora os problemas mais instantes que lhe são colocados pelas autarquias."

in Correio da Manhã (destaques meus)

~
Moita Flores comenta assim a medida do Governo de isentar de concurso público a adjudicação de empreitadas até 5 milhões de euros por parte das Câmaras Municipais e outros Institutos Públicos, passando estas a poder ser feitas directamente.
Não deixando de referir a queda de um instrumento básico de controlo de despesas e o possível aumento de corrupção, Moita Flores identifica a principal base do problema dos atrasos na conclusão dos concursos públicos e o "grau de execução miserável" que o QREN (fundos comunitários) conhece no país.

Nada como um autarca independente e ainda pouco habituado à máquina partidária (Moita Flores é autarca independente, e há apenas 3 anos) para dizer estas coisas.

Tiago Alves

sábado, janeiro 10, 2009

Eleições no PSD Barreiro


As eleições para a Comissão Política de Secção do PSD Barreiro realizam-se no dia 16 de Janeiro (sexta-feira) das 19h às 23h na sede concelhia, sita na Rua D. João de Castro, 2-D.

Todos os militantes com quotas em dia têm direito a voto. Quem não tem, pode igualmente aparecer para beber qualquer coisa.

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Circuitos de Xadrez

Arranca no dia 18 de Janeiro a primeira jogatana de Inverno do 11º Circuito de Xadrez do Barreiro, promovido em conjunto pela CMB e pelo Clube de Xadrez do Barreiro. A longevidade desta iniciativa atesta bem do seu sucesso, que tem contado com muitas dezenas de participantes, de todos os escalões. O calendário das provas e as regras de inscrição e participação podem ser encontradas aqui.

domingo, janeiro 04, 2009

Suspensão de Greve na Soflusa

Se nada de anormal entretanto suceder, parece que esta imagem (barcos atracados no Terreiro do Paço depois de transportar passageiros do Barreiro) vai perdurar durante o mês de Janeiro. O Sindicato dos Fluviais desconvocou a greve que havia sido marcada para os primeiros dias desta semana.

No meio da querela, em que a Soflusa considera as propostas do Sindicato irrealistas, e este a acusa de não ter interesse nas negociações, os jovens barreirenses que diariamente cruzam o Tejo ganharam para esta semana umas horas de sono e de boa disposição, algo que nos é retirado de cada vez que os barcos param.

A JSD Barreiro, que condenou a intolerável situação em que os utentes viveram nos últimos quatro meses, não pode deixar de se congratular com esta suspensão. Esperamos que seja o início da flexibilização de posições que pedimos e do fim do caos a que temos estado habituados nos últimos tempos.

sábado, janeiro 03, 2009

Bom Ano!


E depois de uma breve pausa festiva, eis que este blog está de novo em actividade! Um óptimo ano de 2009 para todos!